Sobre amamentação - Pouco leite, o que fazer?



Passei por muita coisa pra conseguir amamentar e sou muito feliz por isso. Desde então sempre tento ajudar alguém que esta passando por essa dificuldade, que é grande, eu sei!
Creio que a maioria das mães querem amamentar seus filhos, mas nem todas conseguem e muitas vezes por falta de informação.
Eu também não consegui amamentar a Letícia (minha primeira filha, que hoje tem 6 anos), senti muita dor e logo dei o complemento, e deixei de dá o peito. Eu sentia dor e não queria dá, mas no fundo eu queria, entendem?
Já com a Bia foi tudo bem diferente, eu queria dá e me propus a fazer o possível e para conseguir. Senti muita dor, tive febre algumas vezes, rachaduras e quase desisti também, mas eu sabia que era possível e fui vencendo a cada dia e consegui, hoje com quase 5 meses a Beatriz só toma leite materno em livre demanda, esta super saudável e muito linda! :) (a mamãe é coruja mesmo), rs....
A Letícia também sempre foi um bebê saudável, graças a Deus e também é e sempre foi muito linda (mamãe coruja, desde sempre, rsrs...), mas confesso que sempre pensava que podia ter a amamentado também, seria muito melhor e sem contar que seria bem mais barato, e como!
O que eu queria mesmo falar uma das maiores dúvidas que vejo surgir na cabeça da mãe que começa amamentar: Será que tenho leite suficiente? Será que meu leite esta alimentando meu bebê?
Na maioria das vezes esta sim! Uma pena que muitas mamães por não saberem disso, desistem de amamentar seus filhos com seu próprio leite (que é o melhor) e passam alimenta-los com leite artificial, e logo a falta de sucção do bebê, faz diminuir a produção de leite.

A impressão de que há pouco leite é falsa quando se diz respeito ao seio que não esta mais super cheio ou quando ele pára de vazar. Isso é totalmente normal. O que acontece é que esses são sinais naturais que o corpo se adaptou a demanda de produção de leite do bebê.
O bebê também passa por momentos em que precisa mamar mais do que antes e isso faz com que a mãe ache que não esta tendo leite suficiente para alimenta-lo por conta da solicitação do bebê em mamar mais vezes, mas isso não significa que a mãe não tenha leite, ao contrário, quanto mais mamadas mais produção de leite.
Entretanto, existe sim alguns raros casos que a mulher não esteja produzindo o leite necessário, mas só acontece em 2% das mulheres, é muito pouco.

A produção de leite geralmente é boa, o problema geralmente esta na entrega do leite porque o bebê não pega direito o seio e isso dificulta.

A produção de leite pode diminuir quando o amamentar dói, quando os mamilos estão rachados e feridos quando o bebê dorme muito e precisa de incentivo para mamar, quando o bebê chupa chupeta e reduz o tempo de mamada e o estresse também pode prejudicar, portanto mantenha-se calma.

O que fazer para aumentar a produção de leite?


  • Deixar o bebê mamar a vontade.
  • Evitar a chupeta para que o bebê passe mais tempo sugando o seio.
  • Invista em informação e treino para que o bebê tenha uma pega (toda a auréola) 
  • Beba muitaaaaa água! Se manter hidrata é muito importante para a produção de leite.
  • Existem medicamentos que também ajudam, mas isso é com o médico, procure o seu se fizer todo o possível e ainda sim não estiver produzindo leite suficiente para o seu bebê.

Essas são algumas dicas baseadas na minha experiência e na muitas leituras que fiz por busca de informação.
Espero ter ajudado!

Persiste! Não desista!

Um abraço,

Carol








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fui Assaltada com as crianças.

Lele cortou os cabelos para doar.

Cronograma Capilar