Minha experiência com o BLW

Quando ouvi falar sobre o método Baby Lead Weaning (BLW), achei loucura total.
Eu já tinha sido mãe e já sabia toda aquela maneira de introdução alimentar: papinhas, tudo batido, nada na mão do bebê, enfim a introdução alimentar tradicional que todos nós conhecemos, se não de perto, mas de ouvir ou ver por ai. Enfim... Eu li sobre o assunto me deu um desespero de pensar em ver meu bebê comendo sozinha, sem nada amassado... Não! Fora de cogitação!
Acontece que a Bia, quando iniciou a introdução alimentar, já com 7 meses, ela simplesmente rejeitou. Só queria mamar (como até hoje prefere, rsrs...). Ai sim começou a bater o desespero de que ela tinha que se alimentar além do leite materno. Foi então que em conversa com minha prima, que é muito bem informada, por ser uma competente doula, me apresentou um grupo no facebook sobre BLW. 
Passei estudar mais o assunto e resolvi tentar.
Deu certo! 
A Bia super aceitou e NUNCA engasgou (o que eu mais temia). Passou a comer muito melhor e come até hoje muito bem quase todos alimentos que são oferecidos.
Hoje ela se alimenta sozinha, e detesta quando tentam fazer diferente. É muito independente e não tem frescuras.
Foi uma ótima escolha e uma ótima experiência.
Sei que nem todas as crianças se adaptam, algumas mães não gostam da sujeira (sim, fazem muita sujeira!! rs), mas eu já tive experiência com os dois métodos e o que posso dizer é que gostei bastante do BLW e acho que vale a pena tentar.

O que significa BLW?

BLW significa Desmame guiado pelo bebê. O princípio desse método é a transição à alimentação por sólidos de forma natural acompanhando as necessidades orgânicas e habilidades motoras do bebê. O bebê deve e pode ter o controle total. (fonte facebook)

Quais os benefícios?

Dentre muitos eu vou citar alguns:

  • Incentiva a mastigação.
  • Experimentam maior variedade de alimentos e assim sentem o gosto de cada um, formando suas preferências (o que não poderia acontecer com os alimentos triturados e misturados).
  • Aprendem a ter mais autonomia.
  • Comem o que se basta e diminui assim a chance de obesidade.
  • Aumenta de ter uma alimentação saudável e ter um bom IMC (índice de massa corporal) na vida.
Os benefícios do BLW para minha vida:

  • Aprendi a respeitar o tempo dela, a quantidade dela, o gosto dela.
  • Comemos todos juntos.
  • Passei a experimentar novos alimentos por causa dela.
  • Fiz novas amizades (com mães que estavam no mesmo processo)

Antes de começar o BLW:

Pesquise sobre o assunto, faça da maneira correta (existe uma idade apropriada, existe maneiras de preparos, existe um tempo certo para cada bebê.) Se informe, procure apoios em grupos e experimente o BLW. 

Ah! Depois me conte!



O BLW foi uma excelente experiência na minha vida e você conhece o método? Me conte sua experiência!




Palavra de Deus: 
Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
Salmos 119:94



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fui Assaltada com as crianças.

Lele cortou os cabelos para doar.

Cronograma Capilar